sexta-feira, 27 de julho de 2007

CARTA ABERTA A BETO RICHA


VISTA SUBJETIVA DO JARDIM


MULHER DE PEDRA HOMEM VIVO

HOMEM E OS CHAFARIS OS CHERIFES E AS FAMAS...




HOMEM ESTUFA HOMEM



HOMEM BOTÂNICO E O PONTO DE VISTA SUBJETIVO DAS SAMANBAIAS




HOMEM E AS FONTES









O CAPITAL A TRAIR A CAPITAL.










Curitiba há 30 anos foi considerada cidade modelo. Começou na década de setenta quando fechou a rua XV para os automóveis. Foi audaciosa e inovou em transformar a rua " espaço do automóvel em espaço para o ser humano". Para os comerciantes um shopping a céu aberto.
*
Evoluiu com o planejamento estratégico da URBS: Visão a longo prazo, soluções simples e práticas no transporte urbano. Preservação e desapropriação de espaços verdes, reservando-os para futuros parques. A ser uma das primeiras na reciclagem de lixo etc.
*
Seguiu com o Plano diretor que só dava alvarás por Zonas; Residências e Industriais:
Como por exemplo para os espigões, edifícios com mais de 12 andares, só a margem de vias rápidas e preferenciais para rápido escoamento. (Hoje vias lentas)
*
Vale lembrar que tudo isso iniciou quando a cidade girava em torno de 500 mil habitantes e nem havia necessidade de tantas sinaleiras.
*
Não confie em ninguém com mais de trinta.
Aconteceu que alguns dos seus mentores, provavelmente ainda muito jovens embuidos do bom espírito da época, muitos anos mais tarde, em seus novos mandatos aproveitaram-se destes feitos.
Utilizando-se de toda esta benfeitoria criada como chamariz, como propaganda de desenvolvimento humano, atraindo um certo caos a capital. Colocando todos estes avanços em cheque mate.
*
Com a propaganda que é alma do negócio de seus gestores chegamos a 2 milhões de habitantes. Em um futuro breve até 10 anos, a previsão é de chegar há 4 milhões.

*
Esta propaganda do maior espaço verde por habitante, da qualidade de vida e segurança que se vendeu a 4 ventos pelo país a fora, somada a importação de certas industrias automobilísticas, com vantagens extraordinárias atraiu gente e capital. Lhe rendeu fama nacional e internacional o suficiente para uma explosão demográfica em pouco tempo e sem igual, digna de estudos e reflexões sociológicas.
*
Alguns destes depois de atrair toda esta gente, foram com sua fama para fora, fazendo melhorias em outras praças entregando a cidade ao léu.
Creio também que tudo isto foi previsto antecipadamente com a visão estratégica e fuga em um movimento. Com uma futura volta triunfante de salvador da Polis na política. Um jogo de xadrez, atribuindo como sempre a má gestão a outros governos que os precederam.
Por isto Sr. Prefeito a hora é agora e quem sabe faz acontecer e entra para a história.
*
Ou rodamos para o caos ou caminhamos para um futuro mais humano e pensamos em alternativas viáveis como possíveis e que estão disponíveis a exemplo em vários sites, dentre eles da Transporte Ativo. http://www.ta.org.br/
.
Propostas objetivas para um real desenvolvimento e modelos não faltam.
É só tomar a dianteira, dar o primeiro passo e fazer valer a tese de cidade modelo. A exemplo de cidades como Amsterdam e Copenhague.
CLIK ACIMA E ABAIXO E ASSISTA.