sábado, 2 de junho de 2007

MINI MIAMI BEACH











PORQUE HOJE É SÁBADO...
Esta cidade me inspira, ela tem 40 e poucos aninhos e números impressionantes.

Cresceu aos moldes dos anos 60, aprióri sem nenhuma preocupação com o meio ambiente, típico da época. Apesar de já haver manifestos hippies, ecológicos em sua gênese e a comunidade científica alertar para problemas como poluição e até o efeito estufa. Mais isto era coisa de bicho grilo e elucubração de cientistas na época.

A especulação imobiliária sedenta de lucro ávido, associado ao positivismo desenvolvimentista, justificada pela demanda deu o alvará. Invadindo a orla com seus espigões, projetando sombras e dejetos na galinha dos ovos de ouro... A praia linda!

Hoje da noite para o dia no pós- natal a cidade passa de 60 para 600 mil habitantes
sem levar em conta a densidade demográfica e o impacto ambiental. Em um toque de mágica chegam a circular 2 milhões de turistas durante a alta temporada em seus 7 km e pouco de extensão.

Locais permitidos para banho e proibidos são vizinhos; As vezes distantes uma quadra, as pessoas simplesmente fecham os olhos e banham as crianças.

Linda e maravilhosa, caótica na temporada? Mas é um caos que aparentemente todo mundo gosta! Gente mais perto de gente, o comércio ganha com a densidade.

Ciclobeat morou aqui durante 4,5 anos ou seja 10% de sua vida inútil. Foi dono de bar a beira mar, não nesta praia. Depois Livraria.

Conclusões próprias a que chegou, sem generalizar:

É um shopping a céu aberto deste imenso Brasil contraditório. Amplo laboratório behaviorista para estudos sociológicos. Frequentado pela mais refinada das espécimes do estrato social, estão concentrados e transitam exemplares do mais alto nível sócio-economico e educacional deste país. A parcela da sociedade que tem acesso a educação e ao consumo, que também ama o mítico automóvel. Pode-se observar seus hábitos de consumo em habitat livre e descontraído.

*Fato curioso é ficar parado em um ponto qualquer e observar: Circular várias vezes os mesmos carros, que giram sem parar. Hora nota-se que teoricamente é um universitário, hora um empresário, muitas vezes tocando as mesmas músicas. Geralmente aquele hit de verão de consumo imediato que esta na mídia, impulsionada por jabá e descartado, fora de moda na próxima temporada (assim foram os latinos e tiriricas da vida no bonde do tigrão.) .

*O que nos faz refletir sob os efeitos da comunicação de massa em formadores de opinião.

*Fato mais curioso é que em tão pouco espaço, pouca gente deixa seu carro até para ir a padaria na esquina. Notáveis são os engarrafamentos em carros de luxo: Ferraris, BMWuus, Jaguares, Toyotas, último modelo.

*E as lindas mulheres!! Sem ufanismo são as mais lindas do mundo expostas na vitrine. Corpos malhados desfilam à beira mar, ou nos corredores da Av. Brasil, o reflexo na pupila das grandes griffes e boutiques. É de torcer o pescoço.

Qualquer mortal cede, eu simples mortal não sou diferente. Mato minha sede no Oriente Árabe, e se for para levar alguém para a casa, que seja no papo. Raro!
Algumas vezes bem acompanhado outras só embreagado, porém convicto, com a tainha debaixo do braço. Depois de ver o desfile, deslizo entre os carros voltando para meu Ap.

O trânsito contorna nossa cama em nosso eterno espreguiçar. Eu faço samba e amor até mais tarde e tenho muito sono de manhã... E não tenho a quem dar satisfação.... (chico já dizia)

Inevitável que a máquina não para... A construção civil multiplica- se em progressão geométrica e agrega a cada ano mais edifícios mais gente, sem garagem o suficiente. Embora ela linda já tenha dado sinais há muito tempo de esgotamento.

Segue caótica maravilhosa e sedutora.

As suas semelhanças e discrepâncias com Miami são inevitáveis. Assim como o canto da sereia e o convite aos prazeres até a sua total aniquilação.
Algum dia que se derem conta; Inês é morta..
Menina antes que você se acabe, me ame na mini miami...Menina me ame na mini miami...
P.S ________
(Esta é uma matéria opinativa nome e números, fictícios. Pode ser aplicado a qualquer cidade destes 8mil km de litoral... Semelhanças com a realidade mera coincidência, embora os edifícios sejam reais. )
______________________________
Enquanto isso na sala de justiça do tempo. All You Need Is Love..

Ontem 1 de Junho comemorei os 40 anos do álbum que mudou o mundo por um certo tempo....


Sargent Pepper´s Lonely Hearts club Band. THE BEATLES .

(1 junho 1967)


ASSISTA AO VÍDEO /As cidades que queremos 1-2 clik ABAIXO.





DE VOLTAS...